Uma das expressões mais usadas no meio do futebol, que existe desde que a bola é redonda e não perde a força nunca, é o tal “peso da camisa”. Todo mundo sabe o que é, mas não existe a definição em lugar nenhum. Vamos tentar juntar os conceitos abstratos que compõem essa expressão e tentar traduzir em palavras.
Time com muita torcida, a camisa pesa. Time organizado politicamente, pacificado, a camisa não pesa. Time marcado pela imprensa, a camisa pesa. Time forte nos bastidores, a camisa não pesa. Time que está com pressão para ganhar títulos, a camisa pesa. E todos os inversos são verdadeiros.
Pegue esse mix, e concluímos facilmente: a camisa do Palmeiras é a mais pesada do mundo. Sem palestrocentrismo. Sem exagero. Não tenho a menor dúvida que o Palmeiras, hoje, é o clube mais difícil para um jogador atuar. Pegue qualquer item: a do Palmeiras se encaixa, em todos, para o lado em que a camisa tende a pesar mais. Qualquer outro clube no mundo vai ter no mínimo um dos aspectos tendendo a deixar menor o tal peso.
Qual o resultado disso? É que enquanto o Palmeiras tiver essa camisa pesando uma tonelada, e não houver uma figura como a descrita no post anterior, vai ser praticamente impossível ganhar um título. Essa figura é a que vai chamar jogador na chincha e fazer ele arrancar forças nem que seja do inferno, pra aguentar essa carga. É essa figura que vai conversar com eles, um a um, ou em grupo, e fazê-los entender o lado ótimo de se jogar num time com camisa pesada é que ao conquistar um título, a recompensa é diretamente proporcional ao peso da camisa. E fazê-los ganhar. Ganhar um título no Botafogo é uma coisa. No Palmeiras, é outra. As dimensões são estupidamente díspares.
Se não aguenta pressão, que vá jogar no Botafogo.
Mas é preciso proporcionar aos jogadores um dispositivo de apoio, alguém que acione esse gatilho quando preciso de forma eficiente. O Palmeiras não sofre de falta de comando, como concluiram alguns leitores no post anterior. O futebol do Palmeiras em seu corpo diretivo tem todas os elementos que compõem um comando de respeito. Mas nenhuma das peças reúne todos os elementos juntos, o que é necessário num clube com tanta pressão. Aquele cara que aparece quando a coisa engrossa, e resolve.
Tá faltando uma peça, para complementar o trabalho feito por toda a diretoria e comissão técnica. Alguém para administrar o peso da camisa na cabeça dos jogadores. E não me venham com Zinho, Evair, Brunoro, e outras pessoas afáveis. Tem que ser alguém que saiba se impor perante um bando de boleiros apenas com um olhar.
***
Enquanto isso, por conta do noticiário do mercado, vemos a torcida do Palmeiras com os nervos em pandarecos, tendo chiliques vergonhosos, e entrando na conversinha dos procuradores e da imprensa como patinhos. As críticas que começam a chegar nitidamente não vêm do cérebro, mas do fígado. E isso é muito chato.
***
Não, o blog não voltou. Foi apenas mais um post extra-ordinário. Continuem acompanhando pelo Twitter.






Conrado , Concordo contigo , choram inúmeras vezes por burrice.
Entram na onda de mesas redondas onde os time mais discutidos são gambás e bambi.
Como você bem disse é complicado jogar em um clube que em sua história tanto se venceu,
tanto se conquistou. A maioria dos jogadores hoje já não tem a “identidade com o clube”, é
isso faz a diferença e muita. Também depois tudo se tem o lado financeiro, bem e essa a outra
história.
Agora lendo o seu “Poste” rsrs , fiquei a entender que ou você esqueceu de citar como muitos citaram
no post anterior o nome do Antônio Carlos , ou o seu preferido é outro.
Quem seria na sua opinião o mais indicado para o cargo ? E somente um seria nescessário ?
Abraço
Comment por Edipo-Tc — 28 de dezembro de 2009 @ 12:47
tá voltando, tá voltando…….rsrsrs
Bem, eu tentaria um cara vencedor ao extremo, determinado em seus objetivos e que chega chegando quando precisa: Bernardinho.
E não me venham com essa historinha de que o cara não é da área. É sim senhor, é da área de administrar grupos e vaidades. Em minha opinião trata-se de um Brunoro melhorado.
Abr,
Comment por ken.millazzo — 28 de dezembro de 2009 @ 12:52
Só complementando…
É nítido (pelo menos para mim) que o Bernardinho é um cara que gosta de desafios e que, no volei, talvez, já não os encontre tão caprichados. No Palmeiras, o desafio vem no capricho. Com certeza, o melhor desafio que existe, acompanhado de um belo salário. Acho que ele topa.
Abr,
Comment por ken.millazzo — 28 de dezembro de 2009 @ 12:56
voltou, agora pra ficar……..hehe
Eu concordo que falta um nome, alguém de peso…..e essa falha estava na nossa frente, mas não vimos….eu vi isso quando o Villar dava treino tático e o edmundo ficava com cara de sono, vi isso quando o Toninho Cecílio ia aos programas de tv e sentava na cadeira com a mesma postura que senta no sofá de casa no domingão…..falta alguem pra bater na mesa, pra mostrar a essência, talvez os jogadores não saibam o que é esperado deles em determinados momentos e aí dependemos da sorte……mas a culpa cai diretamente no colo deles!
Mas conrado, se estamos propondo isso, em função de uma conclusão que você tirou após meses de análises e conversas, pq não propor um nome?!
Quem seria esse cara? Pois não pode ser um qualquer, o cara tem q conhecer de Palmeiras, tem que ter identificação com o clube, tem que conhecer o projeto e ainda ser psicólogo, psicanalista e acima de tudo BOLEIRO.
Cesar Sampaio?
Juninho Paulista?
Edmundo?
Antonio Carlos?
Jorginho?
Ou precisamos de um motivador? alguem que acompanhe o trabalho do muricy e ainda complete?!
Odeio dizer isso, mas como o milton cruz faz nas moças…
Abraços e vê se volta com o blog pois é sensacional…
Comment por digaorebello — 28 de dezembro de 2009 @ 13:36
“É que enquanto o Palmeiras tiver essa camisa pesando uma tonelada, e não houver uma figura como a descrita no post anterior, vai ser praticamente impossível ganhar um título.”
Ou seja, é uma bola de neve, uma enorme bola de neve… pois a cada título não ganho a pressão aumenta, e o peso da camisa, idem.
Comment por Eduardo turiassu — 28 de dezembro de 2009 @ 13:55
Edmundo para Gerente de Futebol.
Eu pagaria para ver. O foda é que ele é querido e odiado na mesma proporção no futebol.
Bom cometar aqui de novo.
abs,
Roberto Kamarad
Comment por betokamarad — 28 de dezembro de 2009 @ 14:18
Pode até nao ter voltado… mas tudo indica que vai voltar… ou não!
Comment por mtvdias — 28 de dezembro de 2009 @ 14:56
“E não me venham com Zinho, Evair, Brunoro, e outras pessoas afáveis. Tem que ser alguém que saiba se impor perante um bando de boleiros apenas com um olhar”
QUEM, ENTÃO????????
Comment por mtvdias — 28 de dezembro de 2009 @ 14:58
Sabe quem é o cara que faz os jogadores tremerem na Europa? o dono do clube. O cara que ganha mais dinheiro por semana do que eles por ano, é assim que funciona, quem tem muita grana só abaixa a cabeça para alguém superior economicamente. Vendam o Palmeiras pra um cara multi-bilhonário, que ele cobre os resultados…
Comment por alvaro 8ou80 — 28 de dezembro de 2009 @ 17:29
Concordo com a questão do peso da camisa do Palestra… perfeito.
Mas faltou sim comando… time com comando, seja ele desta personalidade salvadora da patria descrita neste post, seja por algum jogador de mais notoridade no campo e no grupo, seja por um técnico deste estilo, seja um dirigente enérgico, NUNCA TERIA PERDIDO O BR-09.
Temos excelentes pessoas na Dir. de Futebol, honmestas, palmeirenses ao extremo, muito competentes em suas áreas principais, mas sem comando no Palmeiras. Não temos pessoas que cobram de forma efetiva.
Em 93/94 Del Grande e Luxa cobravam, em 97/00 o Felipão cobrava, em 2005 o Leão(argh) cobrava. Em 02/07/2ºsem08/09 NINGUÉM cobra nada direito… é técnico comentando jogo na TV, é jogador se estapiando em campo, é jogador com tremedeira no vestiário, é jogador dizendo que é Flamenguista, que é fã do Ronaldo, que o Hernanes é craque, falando mau do ataque/defesa… e NADA de cobrarem atitude desta gente.
Estamos cercados de advogados, marketeiros, jornalistas, contadores, ex-zagueiros muito integros, palmeirenses de muito valor… mas que para cobrarem e manterem uma direção tem o espírito de Lapollas, MarciosAraújos e CaiosJrs.
Falta gente com alma de Fiumes, Dudus, LuizPereiras, Galeanos na nossa direção/comando.
Além disso falta uma formação da “palestrinidade” dos nossos atletas. Tinhamos de ter “aulas” semanais sobre o que é jogar no Palmeiras pra ver se este monte de jogador nádega flácida para de se borrar em campo.
OU vcs acham q
Comment por facirelli — 28 de dezembro de 2009 @ 19:49
OU vcs acham q uma conversa/cobrança como a que o Felipão teve em 2000 após a derrota para o SCCP na Libertadores (“cospe na cara dele”), não teria ajudado muito após a derrota para o Flamengo, por exemplo?
Gde Abrax e NÃO PARE DE POSTAR EXTRA-ORDINARIAMENTE
FC
Comment por facirelli — 28 de dezembro de 2009 @ 19:51
ps: “E não me venham com Zinho, Evair, Brunoro, e outras pessoas afáveis. Tem que ser alguém que saiba se impor perante um bando de boleiros apenas com um olhar”
Concordo plenamente. Seguem minhas singelas sugestões:
- Luis Pereira
- Dudu
- Antonio Carlos
- Galeano
Agora a pergunta: QUEM do “comando palmeirense” vai cobrar os resultados desta figura sitada acima e no post?
Comment por facirelli — 28 de dezembro de 2009 @ 19:59
O Marcos, sem dúvida, vai ser o cara que vai ficar no dia-a-dia do elenco ao lado do técnico. Mas apenas quando decidir parar. Até lá o Palmeiras precisa da figura de um jogador-vencedor na história recente do clube. Vi uma entrevista do Zinho em que ele disse que, em 2010, ele gostaria de “estagiar” com algum técnico para se preparar melhor para dirigir um time. Acho que seria uma boa para o Palmeiras.
Porém, só esta figura não seria suficiente. Está claro que o clube precisa de um líder com conhecimentos e experiência em admininstração/marketing esportivo. Caso contrário, essa ponte Palmeiras-Traffic tende a ficar cada vez mais promíscua. O Brunoro realmente se encaixa nesse perfil.
De qualquer forma, resta evidente a falta de competência do Toninho Cecílio no trato com os jogadores.
Comment por Leonardo Vilela — 28 de dezembro de 2009 @ 20:00
Respeito muito a opinião do Conrado, mas, como explicar o Flamengo campeão, se lá tudo isso não existe. O profissional que precisamos tem que possuir a malandragem do boleiro associada a uma grande capacidade de relacionamento com pessoas. E isso é quase impossivel de se encontrar. Dos ex-atletas alviverdes, o que mais se enquadra é o Antonio Carlos.
Comment por vaner mota marinho — 28 de dezembro de 2009 @ 21:56
Caros Parmeristas,
me desculpem por discordar, mas Antonio Carlos Zago no PALMEIRAS NÃO!!! o Amigo do Andres Sanchez, caça níqueis?
Volto a dizer: o clube precisa entrar nos trilhos, dificilmente será uma peça, como conciliador, que irá conseguir isso sozinho. Temos que olhar o que foi dito acima: o flamengo sem nada disso ganhou o campeonato – mas jogaram bola quando precisaram.
Acho que as questoes internas do clube, que fervem, em constante ebulição, são as que mais pesam. Infelizmente tem muita gente torcendo para um projeto dar errado, imaginando que ficarão por cima com o fracasso de um ou outro. Enganam-se: quem perde é o Palmeiras!!!
Então a pergunta a ser feita é: quem, que podemos considerar sério e competente, apostaria trabalhar numa estrutura que está em processo de canibalismo? Querem um exemplo de pessoa séria no futebol? Zico: tem opinião, trabalha e não volta atrás no que diz. Talvez alguem com um perfil parecido…
Antonio Carlos? piada…
PS – eu considero que já voltou !!!
Comment por Kaup — 28 de dezembro de 2009 @ 22:50
o flamengo ganhou o campeonato porque viveu um momento magico, contou com a sorte quando precisou e ainda nao foi roubado como nós fomos. lembrem-se que eles meteram 325 mil pagantes no maracana e nao conseguiram ganhar do goias.
lembrem-se que andrade deveria ter sido demitido apos a derrota para o avai, e só nao foi porque JA ERA O INTERINO e nao tinha substitutos. daí chegou o pet, e arrumou a criacao por umas 10 rodadas, até ficar manjado. quando todos viram que tinha que marcar o pet porque o servio nao estava para brincadeira, o flamengo só foi fazendo arrozinho com feijao. e vamos nos lembrar que o melhor jogador do campeonato é um que ninguem dá nada (até hoje): o willians, o volante que acertou a marcacao e a protecao a zaga.
Comment por conrado — 28 de dezembro de 2009 @ 23:11
Conras, pra mim quem decidiu o campeonato foi:
Globo, STJD, Arbitragem e afins… (assim como ano passado… 2007… por aí vai…)
Comment por mtvdias — 29 de dezembro de 2009 @ 22:10
“pra mim quem decidiu o campeonato foi:
Globo, STJD, Arbitragem e afins… (assim como ano passado… 2007… por aí vai…)”
Por isso que eu digo sempre: o último campeão (brasileiro) “na bola”, sem a influência de fatores “externos”, foi o Santos, em 2004…
Comment por Eduardo turiassu — 30 de dezembro de 2009 @ 9:06
Peso? Que peso, cara pálida? No primeiro semestre de 2008 não existia peso algum, éramos bons e ponto final. Agora somos ruins, mal administrados e mal liderados. Por quê? Porque tínhamos Valdívia, Luxemburgo, Gustavo, Pierre, Marcos, Kléber… E hoje, o que temos? Marcos, Pierre…
Ficamos 16 anos culpando todas as mandingas do universo, depois culpados o Mustafá por 8 anos… Mas a receita é óbvia: monte um bom time, como foi em 1993 e 2008, e vença, porra. Mas se a Traffic não tivesse mandado vender o Valdívia, né? E se ela tivesse investido no Kléber, né? E tem gente que gosta desses caras.
Colocaram toda a liderança nas mãos do Imperador e ele enlouqueceu com tanto poder. Se acha “o cara” e acabou por 9 meses suspenso. Só falta alguém me dizer que estou errado, oras.
2009 conseguiu ser pior que 2006. A esperança, o orgulho verde, depois de muito tempo foram recuperados, nunca vi tantas camisas, tantas movimentações de torcedores jovens, que sempre se envergonharam do clube… Aí, vem a catástrofe.
Ninguém culpou a imprensa na Era Parmalat. Isso é choradeira de perdedor.
Comment por donbruno — 30 de dezembro de 2009 @ 21:30
Caro Conrado.
Boa madrugada.
Penso que essa estória de peso de camisa, é pura balela.
Nós temos a mesma idade, 38, logo, amargamos os longos 17 anos de fila e ressurgimos quando voltamos a respeitar nossa história.
Tirando a época do Scolari, nós só vencemos quando tivemos equipes muuuuuuuuuuuuito melhores que os adversários.
Times `meia-boca` no Verdão, não GANHA!
Nesse ano, a diretoria na melhor das intenções, cometeu um erro grave, gastou muito com um treinador que tem uma filosofia de jogo diversa
da nossa história. Ele estava acostumado a ganhar jogos com `equívocos acidentais` da turma do apito; a mídia o aplaudia pela covardia
que estabeleceu no time cor-de-rosa.
Aqui devemos ter jogadores da estirpe de um Valdivia, driblador ( às vezes inconsequente ), que venha o Torres do Colo-Colo, ou jogadores como
o Vavá, o Cesar Maluco, o Edmundo, ótimos tecnicamente e bem loucos.
Não devemos lutar contra a nossa vocação, lembremos que o último time memorável do Brasil, foi aquele de 1996 ( Velloso; Cafu, Claudio, Cleber e Junior;
Amaral, Flavio, Djalma e Rivaldo; Müller [ o traidor ] e Luisão ), 6 a 7 jogadores que fizeram história no mundo, todos buscando o ataque.
Na contramão, vimos na reta final, um time do chutão, do Marcão, da covardia…
Agora, o amigo do comentário anterior forçou, se tem alguém sem quase culpa alguma, esse é o Professor Belluzo, ele só fez o que a cartilha do
planejamento bambi-midiático prega, e infelizemente não surtiu efeito.
Encerrando, acho que devíamos projetar a equipe para 2010….
Será que o mal-humorado vai de 3/5/2 ou 3/6/1 ou 4/5/1 ou 4/4/2?
Com esse elenco eu arriscaria um 3/4/2/1, assim: Marcos; Maurício, Danilo e Léo; Figueroa, Pierre, Marcio Araújo e Gabriel; Cleiton e Diego; Robert. Descanso para o Armero e tentaria trocar o Love com o Inter, traz o Guiñazu, só para atravessar os bambis, ou com o Cruzeiro pedindo o Diego Renan, etc.
Saudações e continue a escrever!!!!
Comment por PorcoLouco — 31 de dezembro de 2009 @ 1:46
Realmente tem muto jogador merda sendo contratado como solução dos problemas de certos times e como sendo craques de ouro…
Este Andrezinho não iria fazer porra nenhuma no nosso time, só iria cair n aputaria aqui em SP…Tem cara de que gosta desta dinâmica…
Acho que nossas contratações devem e precisam ser cirúrgicas sim, e espero que as mesmas aconteçam até 20 de Janeiro. Idem em relação às dispensas…QDO O EDMILSON VAI EMBORA PORRA !
Porém, acho que por outro lado alguns times obviamente estão acertando em algumas contratações…Marcelinho Paraíba teria sido uma boa opção na minha opinião. Idem o Lateral Julio Cesar do Goias. E o CONCA ???
Abraço.
Comment por Marcelo Cachiello — 4 de janeiro de 2010 @ 18:34